EconomiaLogísticaSustentabilidadeTecnologia

Como encarar desafios de gestão com energia e cortar custos de operação

Otimização operacional desafia empresários a "pensar fora da caixa"

No atual cenário brasileiro, o ambiente empresarial apresenta desafios e exigências próprios desse momento. Sendo assim, as antigas soluções utilizadas não surtem os mesmos resultados, e cabe aos empresários repensar a gestão. E, no mundo dos transportes, esse cenário não é diferente.

Um dos maiores desafios no transporte rodoviário é como aplicar soluções inteligentes para promover uma efetiva redução de custos e otimização das frotas, gastando menos combustível e evitando o desgaste de pneus e caminhões. Contudo, é comum que muitas empresas cometam o erro de focar somente nessa forma de reduzir os gastos.

Embora seja a mais comum, essa não é a única opção. Uma empresa pode investir em treinamento e qualificação de mão de obra, saúde ocupacional, gestão de pessoas, uso de energia solar e reaproveitamento de água, entre muitas outras formas de diminuir gastos fixos.

Energia solar

A utilização de energia solar nas instalações da empresa também podem ajudar a colocar as contas em dia e, consequentemente, gerar receita para investimento na frota. Isso porque o uso de placas fotovoltaicas promovem uma redução de até 95% da conta de energia.

Dependendo do equipamento utilizado, a conta pode resumir-se somente às taxas mínimas cobradas pela concessionária de energia. Além da possibilidade de financiamento do kit, o investimento realizado se paga entre três a cinco anos. E, depois desse período, toda a energia gerada é convertida em economia para a empresa.

Com baixa manutenção, as placas de energia fotovoltaica têm garantia de geração de até 25 anos, podendo durar bem mais que isso. Porém, os benefícios são permanentes: com a redução de custos, a empresa passa a dispor de capital financeiro para o investimento em frotas, infraestrutura e outros importantes setores. Além, é claro, de ajudar o meio ambiente, por utilizar energia gerada a partir de uma fonte renovável, limpa, inesgotável e que não emite gases poluentes.

Valorização da marca

Outro ponto importante é que a energia solar vem se destacando como uma ação social – o que pode atrair mais clientes. Uma vez que existe uma preocupação cada vez maior com o futuro do planeta, empresas que usam fontes de energia limpas e renováveis, são vistas com bons olhos pelo mercado, gerando um “marketing do bem”.

Se você quiser saber mais sobre energia solar, visite o portal da Solen Energia, uma empresa do Grupo Buonny: http://www.solenenergia.com.br/

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close