LogísticaSGITecnologia

Como ter um maior controle na sua operação?

Muitos erros podem ser evitados ou contornados quando se tem um acompanhamento logístico eficaz

O problema mais comum enfrentado pelas empresas está relacionado aos prazos de entrega. Estes costumam ser estendidos quando erros – resultados da falta de planejamento, da dificuldade de comunicação e da falta de visibilidade do andamento dos processos – são cometidos em alguma das etapas da cadeia logística. E este erro, por mais simples que seja, acaba criando um efeito dominó e impactando todo o processo.

Engarrafamentos em rodovias, quebra de algum componente do veículo ou até mesmo acidentes envolvendo o caminhão que está transportando a mercadoria são outros problemas que podem afetar o tempo de entrega. Principalmente em casos como estes, todas as equipes precisam estar cientes do ocorrido, inclusive os clientes.

A melhor medida a ser tomada para conseguir ter um melhor controle da frota e evitar prejuízos, é rastrear os veículos em tempo real, do início ao fim da viagem, veja o porquê.

Saiba o quanto antes sobre qualquer imprevisto

Além de avaliar se o planejamento de rotas está sendo cumprido, o rastreamento de cargas permite que as transportadoras possam fornecer informações em tempo real para seus clientes a respeito de possíveis problemas com as cargas. Assim, também é possível ter conhecimento sobre qualquer ocorrência que possa impactar nos prazos estabelecidos.

Previna-se de sinistros

Outra questão envolvida é a prevenção de furtos, roubos e sequestros nas estradas. Ainda que essa medida não iniba esse tipo de ação, o monitoramento e rastreamento de cargas permite obter informações mais precisas sobre a localização dos veículos e contribuir com as investigações.

Monitore sua rota

Também é possível acompanhar o desempenho por veículo e por motorista individualmente, analisando casos de quebras ou de desvios e paradas indevidas durante o percurso.

Todas essas informações reunidas fornecem uma base considerável para que o gestor possa melhorar o seu planejamento logístico e pode trazer diversos benefícios para as empresas e seus clientes.

O estabelecimento de uma comunicação eficiente é a chave para assegurar a entrega das mercadorias no prazo correto. E a adoção de técnicas, metodologias e ferramentas adequadas é, claro, fundamental para isto acontecer.

Agora que você já sabe da importância do acompanhamento logístico em tempo real, procure tentar colocar em prática essas dicas na operação. Conheça mais sobre o aplicativo de gestão de frota da líder de mercado em gerenciamentos de riscos e maximize a sua logística!

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close