BSSegurançaTransporte

5 falhas humanas que causam acidentes nas estradas e como evitá-las

As escolhas corretas durante o trajeto são a maior garantia de chegar com segurança ao seu destino.

Acidentes no trânsito, mesmo quando menores, causam transtornos no tráfego, na operação e impactam toda a sociedade. Segundo a OMS, mais de 90% dos acidentes viários são causados por falha humana, ou seja, o comportamento do condutor pode criar ou evitar ocorrências desse tipo.

Você sabe quais são as maiores causas desses acidentes envolvendo caminhões? Conheça as 5 principais razões e saiba como sua empresa pode se precaver.

1- Grandes distâncias percorridas em uma mesma viagem

Nosso país possui um território muito extenso e muitas vezes o veículo acaba ficando exposto aos riscos por muito tempo.

Essa distância elevada somada à pressão por cumprir prazos, acaba contribuindo para o aumento de acidentes envolvendo veículos de carga. E isso está inteiramente ligado ao próximo tópico do texto.

2 – Descumprimento da Lei do Caminhoneiro

Em geral, o repouso semanal, intervalos para descanso, paradas para almoço e jornada máxima de trabalho são as regras mais desrespeitadas. A ideia da legislação era dar mais qualidade de vida aos caminhoneiros, mas alguns a enxergam como uma limitação à sua produtividade.

No entanto, percebemos que o sono, a fome e a fadiga acabam gerando uma perda de reflexos significativa, comprometendo a segurança do motorista e de todos que cruzam seu caminho. Portanto, exija que a lei seja cumprida.

3 – Caminhões com excesso de carga

Apesar da fiscalização exercida pelos órgãos governamentais, não é raro encontrarmos caminhões trafegando com peso acima do limite permitido. Esse tipo de situação, além de prejudicar a infraestrutura das estradas, é um fator de risco e contribui para a ocorrência de acidentes.

Lembre-se de que caminhões pesados demais acabam perdendo sua eficiência, especialmente em curvas e ultrapassagem. Isso quer dizer que, por mais que o condutor seja prudente e experiente, não terá sua máquina em perfeito funcionamento e pode se envolver em acidentes.

Assim sendo, a indicação é jamais trafegar com carga acima do permitido, deixando claro para seus clientes os danos e problemas que isso pode trazer.

4 – Imprudência dos motoristas

Infelizmente, uma parte dos caminhoneiros ainda não percebeu que o tamanho e robustez dos veículos que conduzem exige que tenham ainda mais cuidado nas estradas. Ou seja, o comportamento do condutor é um fator decisivo para os acidentes envolvendo caminhão: uma realidade que precisa ser mudada.

E os problemas são muitos, indo desde as ultrapassagens em locais proibidos até a direção em alta velocidade. Tudo isso aumenta a insegurança nas rodovias e causa inúmeros sinistros, muitas vezes fatais.

5 – Rotas mal planejadas

Sem dúvidas, a má conservação de nossas estradas e rodovias é um dos maiores desencadeadores de acidentes de trânsito nas estradas, seja em decorrência de buracos, má sinalização ou lombadas.

É imprescindível que sempre que uma operação for iniciada as rotas sejam planejadas levando em consideração todas as adversidades e obstáculos que as estradas apresentam.

 

Como você viu, as maiores causas dos acidentes de trânsito envolvendo caminhões podem ser minimizadas com a aplicação de boas práticas e estratégias defensivas.

Existem disponíveis no mercado serviços que oferecem suporte e o monitoramento 24 horas para capacitação, gestão e assistência à sua operação, auxiliando os condutores quanto às regras de segurança, locais de risco, direção e distância percorrida, onde são encaminhados ao cliente alertas com relatórios eletrônicos que descrevem quando as situações fogem dos conformes.

Saiba aqui como obter maior controle na sua operação e contribuir para estradas mais seguras.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close